SEJA BEM-VINDO!!!!

SEJA BEM-VINDO!!!!
Este é um espaço dedicado à estudantes e profissionais de serviço social e também àqueles que tem interesse pelos assuntos sociais do nosso país, que acreditam e contribuem para a efetivação dos direitos de todos os cidadãos!

Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

AS DIFERENÇAS CULTURAIS

AS DIFERENÇAS CULTURAIS 

Antes de entrar no contexto das diferenças culturais, gostaria de definir o conceito de cultura: Cultura é um processo acumulativo e que compreende todos os aspectos sociais, econômicos, religiosos, etc. de uma sociedade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e “preenchem” a sociedade. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

Das relações diretas e indiretas entre as sociedades é que se resulta a diversidade cultural. As condições geográficas, históricas e sociais fazem com que as culturas sejam diferenciadas. Quando comparamos as culturas, principalmente entre países, é que podemos notar mais profundamente essa identidade cultural e as suas diferenças sob vários aspectos.

 Porém, uma cultura não está totalmente isolada, ela pode se relacionar e transmitir alguns de seus conceitos para outras sociedades e vice-versa, como alguns costumes, valores, crenças, técnicas, etc. Isso acontece muito no nosso país, de onde sofremos algumas influências culturas de outros países como a África, a Itália, o Japão, que foram trazidos juntos aos imigrantes e incorporados na nossa cultura.

E juntamente com toda essa diversidade cultural, vem o desafio de como se promover a integração e diminuir os conflitos entre as sociedades. É preciso principalmente que haja o reconhecimento das variedades culturais, que se compreenda a pluralidade social, respeitando-se mutuamente e fazendo valer os direitos e deveres de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails