SEJA BEM-VINDO!!!!

SEJA BEM-VINDO!!!!
Este é um espaço dedicado à estudantes e profissionais de serviço social e também àqueles que tem interesse pelos assuntos sociais do nosso país, que acreditam e contribuem para a efetivação dos direitos de todos os cidadãos!

Seguidores

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ETNOGRAFIA E ETNOLOGIA


ETNOGRAFIA E ETNOLOGIA: se diferem e      se complementam


            
A etnologia é um termo originário do século XIX, surgiu com o intuito de fazer um estudo comparativo das sociedades descobertas e desconhecidas, analisar e comparar suas diferentes formas de organização, linguagem, religião e o modo de vida das pessoas. A etnologia surgiu 50 ou 60 anos antes da etnografia. É o ramo da antropologia que faz um estudo comparativo entre os diferentes aspectos culturais das populações. E para que se faça esse estudo, a etnologia se utiliza dos documentos e observações dos etnógrafos.

A etnografia é também conhecida como: pesquisa social, observação participante, pesquisa interpretativa, pesquisa analítica. Compreende o estudo, pela observação direta e por um período de tempo, das formas costumeiras de viver de um grupo particular de pessoas associadas de alguma maneira, seja ela formada por poucos ou muitos elementos. Por exemplo: uma vila, uma escola, um hospital, etc. Observar os modos como esses grupos sociais ou pessoas conduzem suas vidas com o objetivo de "revelar" o significado cotidiano, nos quais as pessoas agem. O objetivo é documentar, monitorar, encontrar o significado da ação. Etnografia é a forma de descrição da cultura material de um determinado povo, é parte ou disciplina que se integra à etnologia, dando um respaldo necessário para sua síntese. 

A IMPORTÂNCIA DA ETNOGRAFIA PARA O SERVIÇO SOCIAL

 


Atualmente a etnografia é um dos mais importantes recursos contra o racismo e a hegemonia cultural (o fato de considerar certa cultura como absoluta, em detrimento das demais) na medida em que estabelece os meios de realizar uma crítica ao etnocentrismo (tendência a julgar o mundo e os outros a partir dos nossos valores culturais). A Etnografia envolve técnicas de pesquisa na antropologia cultural e em serviço Social extremamente uteis para ultrapassar a dificuldade que existe na recolha dos requisitos derivados de formas rotineiras e tácitas de trabalhar.

Como o serviço social trabalha diretamente com a população e suas diferentes realidades, a etnografia vem contribuir de forma muito importante para a análise e pesquisas dessas realidades, de maneira que o assistente social consiga enxergar as verdadeiras necessidades de cada grupo, comunidade ou indivíduo e atuar na resolução desses problemas.

Na etnografia ou pesquisa de campo, nós observamos os modos como esses grupos sociais ou pessoas conduzem suas vidas com o objetivo de "revelar" o significado cotidiano, nos quais as pessoas agem. Este é um ponto preponderante para a ação do assistente social que deve sempre respeitar a singularidade de cada indivíduo e atuar de formar sistemática nas questões sociais do grupo ou da sociedade sempre tentando diminuir as desigualdades e contribuir para a inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário