SEJA BEM-VINDO!!!!

SEJA BEM-VINDO!!!!
Este é um espaço dedicado à estudantes e profissionais de serviço social e também àqueles que tem interesse pelos assuntos sociais do nosso país, que acreditam e contribuem para a efetivação dos direitos de todos os cidadãos!

Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

LIBERDADE E RESPEITO SEMPRE

  ”Somente podemos construir de fato a nossa liberdade quando não invadimos a liberdade do outro”
 
Liberdade é um conceito que pode ser interpretado de maneiras distintas, mas o seu valor é indiscutivelmente importante para o nosso convívio em sociedade, para tomada de decisões coletivas que refletem no nosso presente e no futuro da sociedade e pela busca de valores individuais de crescimento, transformando liberdade em bem estar e realização.
  Liberdade é um poder de escolha. É a condição de não se submeter ao domínio do outro. É tomar suas próprias decisões. Somos sempre sujeitos às escolhas - desde que roupa vai vestir à que horas vamos dormir. Algumas escolhas refletem na nossa vida e às vezes na vida de outras pessoas.
 Aí está a grande questão! Existe liberdade completa? Nem todas as decisões estão em nossas mãos. Muitas delas são tomadas em grupos de sociedade de decidem pela maioria e temos que acatar. Isso não seria perda de liberdade? Nossa liberdade é limitada à liberdade do outro ou da maioria. E nem sempre as decisões tomadas são as que concordamos, mas temos que respeitar.
 A liberdade individual parte do mesmo princípio de respeito ao próximo. Não podemos escolher, decidir pelo outro, pois estaríamos interferindo na sua liberdade de escolha, no seu individualismo. A pessoa tem total direito de decidir sobre sua vida, enquanto estiver capacidade para isso e não intervir na integridade dos demais.

Um comentário:

  1. otimo texto, foi mto eclarecdor pra mim :)
    parabèns!!!
    tbem sou aluna desse curso a distancia porem!

    ResponderExcluir