SEJA BEM-VINDO!!!!

SEJA BEM-VINDO!!!!
Este é um espaço dedicado à estudantes e profissionais de serviço social e também àqueles que tem interesse pelos assuntos sociais do nosso país, que acreditam e contribuem para a efetivação dos direitos de todos os cidadãos!

Seguidores

terça-feira, 20 de julho de 2010

SERVIÇO SOCIAL: ENTRE O ESTADO E A SOCIEDADE

SERVIÇO SOCIAL: ENTRE O ESTADO E A SOCIEDADE


O serviço social iniciou-se com a burguesia aliada à Igreja e o Estado com a proposta de coibir as lutas de classe, impedindo as manifestações coletivas e mantendo o controle sobre a questão social.

Representando um fenômeno típico da sociedade capitalista, o serviço social surgiu para garantir a reprodução desse modo capitalista de lidar com as relações sociais, sempre abafado pela classe dominante e tentando passar uma imagem de um Estado protetor à classe operária. Essa tendência histórica perdurou por décadas até romper com o tradicional conservadorismo a que a profissão se vinculou, passando a defender uma visão mais humanista e em defesa da liberdade, voltando-se mais para as necessidades da classe operária e na busca por seus direitos.

Portanto o serviço social se configura e se cria no âmbito das relações entre o Estado e a sociedade. Apesar das iniciativas do Estado visando o controle e a atenuação dos conflitos, eles acontecem e o serviço social contribui para a solução desses conflitos entre essas relações que estarão sempre presentes na sociedade capitalista.

Hoje, os assistentes sociais têm buscado um compromisso efetivo com os interesses públicos, atuando na defesa dos direitos sociais dos cidadãos e na sua viabilização junto aos segmentos majoritários da população, o que coloca a centralidade da questão social para o trabalho e a formação profissional, rejeitando o conservadorismo, o conformismo e conseguindo manter viva a capacidade de indignação ante ao desrespeito aos direitos humanos e sociais das classes menos favorecidas com as quais se trabalha cotidianamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails