SEJA BEM-VINDO!!!!

SEJA BEM-VINDO!!!!
Este é um espaço dedicado à estudantes e profissionais de serviço social e também àqueles que tem interesse pelos assuntos sociais do nosso país, que acreditam e contribuem para a efetivação dos direitos de todos os cidadãos!

Seguidores

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Congresso de Assistência Social 2010


Congresso de Assistência Social vai debater dificuldades e perspectivas da profissão  
Começou deste final de semana, em Brasília, o 13º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Cerca de 2,7 mil profissionais e estudantes da área vão discutir as dificuldades do exercício profissional diante de um cenário de lutas sociais e crises econômicas. 


De acordo com a presidente do Conselho Federal de Serviço Social (Cfess), Ivanete Boschetti, o objetivo é debater a realidade profissional dos assistentes sociais. “Consideramos que este é um momento de crise do capital pelo aumento do desemprego, das desigualdades sociais, da extrema pobreza. Todas essas ações se desdobraram em demandas cotidianas para a reivindicação dos direitos sociais e políticos”.


O evento é feito a cada três anos e é um espaço de divulgação da produção científica e técnica da área, por meio da apresentação de trabalhos, lançamento de livros e troca de de experiências.


Na próxima terça-feira (3), os participantes do congresso vão participar de um ato político às 8h30, com concentração em frente à Catedral Metropolitana, para reivindicar os direitos dos assistentes sociais.


“Vamos caminhar até o Congresso Nacional para reivindicar a aprovação de alguns projetos de lei que estão em tramitação. Eles estabelecem a jornada de 30 horas semanais, o piso salarial de sete salários mínimos e a obrigatoriedade de contratação de assistentes e psicólogos nas escolas”, disse Ivanete.


Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o Brasil possui aproximadamente 90 mil assistentes sociais. Desses, cerca de 9,3 mil atuam nos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 2,4 mil nos centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).



O XIII CBAS coloca no centro da agenda o exercício profissional e os sujeitos políticos que hoje se inscrevem na sociedade brasileira, tendo em perspectiva a busca das mediações necessárias na articulação entre o projeto ético-político profissional e os projetos societários que preconizam a construção de uma nova ordem social, resistindo à dominação capitalista nas esferas econômica, social, política e cultural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário