SEJA BEM-VINDO!!!!

SEJA BEM-VINDO!!!!
Este é um espaço dedicado à estudantes e profissionais de serviço social e também àqueles que tem interesse pelos assuntos sociais do nosso país, que acreditam e contribuem para a efetivação dos direitos de todos os cidadãos!

Seguidores

domingo, 29 de agosto de 2010

Serviço Social e o Novo Olhar Profissional


As mudanças em relação ao social estão cada vez mais frequentes, causando ainda mais exclusões. Faz-se necessário mudar a forma de ver e de agir. Usar conceitos a favor da realidade e encontrar a solução mais adequada. Daí a união entre a teoria e a prática.

O método de trabalho do assistente social deve estar voltado no ouvir e no observar. Apenas ouvir não gera efeito, por isso torna-se necessário agir no sentido de unir a história com o que vemos hoje. Esta prática também pode ser associada as demais práticas sociais. Um profissional de Serviço Social deve ter a consciência de que ele trabalha principalmente na criação de políticas públicas sociais. O assistente social nunca pode pensar em individualismo, ele deve pensar sempre no coletivo, no grupo. Não pode ser limitado a uma só prática. Ele deve procurar várias formas para chegar à solução adequada. O serviço social se desliga de atos conservadores. Isso por causa da realidade concreta da sociedade. Os problemas sociais aumentaram ainda mais. Violência, exploração a e falta de garantia dos direitos humanos, por isso torna-se necessária a mudança no olhar do profissional. Deve ser feita uma análise completa da realidade social.

O profissional que aplica a teoria/ prática no seu trabalho poderá dar respostas concretas e com eficácia para a sociedade. Deve-se refletir analisar e conhecer as questões sociais.

Para que o assistente social possa mudar a realidade do país, é necessário contribuir com as cidades para que elas tenham acesso aos seus direitos assegurados pela constituição e conquistados pela sociedade. Isso só é possível se o profissional tiver a capacidade de mostrar a sociedade como e onde buscar estes direitos. Daí o olhar amplo que o assistente tem. Retirar a visão de que o assistente social é um profissional de caridade, que se limita a visitas e cestas básicas. Hoje a profissão propõe uma prática educativa junto às famílias. Orientar e criar formas de envolvimento social.

As mudanças são rápidas por isso o olhar amplo serve para transformações de pessoas na maneira de agir e faz-se necessário juntar o Serviço social com a prática da sociedade. Aprender a investir na tecnologia e na qualidade da prestação de serviços.


Fonte: http://toatentatudo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário