SEJA BEM-VINDO!!!!

SEJA BEM-VINDO!!!!
Este é um espaço dedicado à estudantes e profissionais de serviço social e também àqueles que tem interesse pelos assuntos sociais do nosso país, que acreditam e contribuem para a efetivação dos direitos de todos os cidadãos!

Seguidores

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ASSISTÊNCIA SOCIAL E ASSISTENCIALISMO?

Estas duas expressões ainda são motivo de muita confusão no que diz respeito ao seu verdadeiro significado.
imagem ilustrativa sobre o tema



Ao contrário do que o senso comum difunde, a palavra assistência social não se resume a idéia de ajuda ou benesse.

A assistência social é uma política pública de atenção e defesa dos direitos.É prevista e garantida pela Constituição Federal, dentro das ações da seguridade social, juntamente com a saúde e a previdência. Ela foi regulamentada em lei no ano de 1993. A partir dessa data, ficou instituído que todos possuem o direito ao benefício.

A assistência social está voltada ao atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social , oferecendo serviços/programas/projetos com o objetivo de superar exclusões sociais, defender e vigiar os direitos da cidadania e da dignidade humana, promovendo sua emancipação e autonomia.

A assistência, então, entendida dessa forma, extrapola o sentido do assistencialismo, da doação de algo ou prestação de serviço a alguém. E não pode ser entendida como uma ajuda, que é o princípio fundamental do assistencialismo e voluntariado.

Quem pratica o voluntariado, que tem bases no assistencialismo, atende alguém que está necessitado. A assistência social vai muito além. As atividades de uma assistente social, por exemplo, que tem como área de intervenção a assistência social, mais que atender, formula políticas e programas, analisa dados, coordena programas e planeja atos futuros com os dados que lhe estão a mão, possibilitando o acesso e o conhecimento dos direitos à população.

Definições que geram confusões:



Assistencialismo: É um acesso a um bem através de doação ou de serviço prestado individualmente. Está ligado ao voluntariado

Assistência Social: Política pública de atenção e defesa de direitos, e é regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Serviço Social: É uma profissão que atua no campo das políticas sociais, entre elas, a assistência social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails