SEJA BEM-VINDO!!!!

SEJA BEM-VINDO!!!!
Este é um espaço dedicado à estudantes e profissionais de serviço social e também àqueles que tem interesse pelos assuntos sociais do nosso país, que acreditam e contribuem para a efetivação dos direitos de todos os cidadãos!

Seguidores

domingo, 30 de janeiro de 2011

Gestores da Assistência Social do Centro-Oeste discutem consolidação do Suas

Representando o Estado de Mato Grosso e o Fórum Nacional de Assistência Social (Fonseas), a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa, destacou a importância da descentralização e o fortalecimento do Suas para que as ações cheguem, de fato, em todas as regiões brasileiras.
"Desejamos que neste Governo possamos construir as bases sólidas para a perpetuação de uma nova política pública, com a aprovação do Projeto de Lei do Sistema Único de Assistência Social", disse a secretária pedindo o empenho dos representantes regionais para a aprovação da Lei, em especial a senadora do Mato Grosso do Sul, Marisa Serrano, também presente no encontro.
"O nosso dever é trabalhar juntos no enfrentamento da pobreza, assim como garantir a emancipação de nossa população usuária da Assistência Social", complementou a secretária estadual.
Nos cinco anos de implementação, o Suas já se fez presente em 5.532 municípios brasileiros, o que representa cerca de 99% do cenário nacional, abrangendo mais de 20,4 milhões de famílias referenciadas. As informações foram repassadas pela secretária nacional de Assistência Social, Maria Luiza Rizotti, durante palestra sobre o papel dos municípios na gestão descentralizada do Suas.
Já em Mato Grosso, conforme informou o secretário de Assistência Social da Setecs-MT, José Rodrigues Rocha Júnior, 100% dos municípios de Mato Grosso já contam com o Sistema Suas. “A meta agora é expandir os programas por meio da instalação de mais Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referências Especializadas”, salientou.
Na condição de presidente do colegiado estadual dos gestores municipais de assistência social e de secretária de assistência social do município de Nova Mutum, Karla Lautenschlager, acredita que o encontro é de suma importância para nortear os trabalhos a serem desenvolvidos, respeitando as peculiaridades de cada município.
"Além da troca de experiências entre os gestores municipais, este encontro está proporcionando ferramentas para aprimorarmos ainda mais os trabalhos voltados para a área social”, salientou a presidente.
O Encontro do Congemas Centro-Oeste continuou na sexta-feira (28.01), com a realização de novas palestras e grupos de trabalho. Os resultados serão levados ao 13º Encontro Nacional da área, que ocorrerá de 18 a 20 de abril, em Belém (PA), e terá como tema "Gestão Descentralizada do Suas: Competências e Responsabilidades do Poder Local".

Fonte: O Documento

Um comentário:

  1. Olá Erenilza, boa tarde querida!

    Andei sumido, mas tirei esse mês para curtir meus gatinhos e, aproveitar os últimos dias deles de férias...

    Seu post é sensacional Erenilza, uma pena é que nossos governantes não tem a prioridade em focar uma trabalho como esse, onde poderia amenizar o sofrimento de muitos...
    Poucos investimento na área social, e o descaso total dos mais necessitados!

    ótimo assunto abordado Erenilza.

    Uma ótima tarde pra ti, Erenilza!

    MARCIO RJ

    ResponderExcluir